NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL – CAMPOS NOVOS
Curso de Introdução à Inclusão Digital
Nome: Eliane Aparecida Marin
14 de Julho de 2008
Turma: 01
A AVALIAÇÃO DE CURTO E DE LONGO PRAZO
Texto baseado no artigo:
A Avaliação de curto e de longo prazo
http://www.eca.usp.br/prof/moran
O artigo nos traz muitas reflexões importantes e interessantes: tais como o grau de integração e coerência entre a aprendizagem intelectual, a emocional e a ética.
“Muitos aprendem só intelectualmente e não vivencialmente”..
.Avaliação que vale a pena é aquela que acontece a longo prazo, que irá direcionar nossas escolhas – como aprendemos, como praticamos e como somos como pessoas. Algumas pessoas evoluem no seu aprendizado em uns campos mais do que em outros – esperam que o mundo mude para mudar junto ou depois, não têm atitude.
Aprendemos algo quando estamos motivados e estimulados.Poucas são as pessoas que conseguem fazer uma ponte contínua entre pensamento e ação, reflexão e prática.
Cabe agora, uma constatação, segundo Moran: “A educação tem focado mais os resultados na evolução intelectual e descuidado os resultados na evolução emocional, na motivação de vida, na postura ética, deixando-as como algo que cada um deve procurar pessoalmente. No entanto as duas podem caminhar juntas, sendo ensinadas, construídas e incentivadas”.
Questões para refletir:
Estamos ajudando a desenvolver a auto-estima do nosso aluno?
Salientamos suas melhores qualidades e possibilitamos que o mesmo tenha maior consciência delas?
Esse trabalho é efetivado na escola num processo aberto e coerente?
“VIVER PARA APRENDER E APRENDER A VIVER”
Curso de Introdução à Inclusão Digital
Nome: Eliane Aparecida Marin
14 de Julho de 2008
Turma: 01
A AVALIAÇÃO DE CURTO E DE LONGO PRAZO
Texto baseado no artigo:
A Avaliação de curto e de longo prazo
http://www.eca.usp.br/prof/moran
O artigo nos traz muitas reflexões importantes e interessantes: tais como o grau de integração e coerência entre a aprendizagem intelectual, a emocional e a ética.
“Muitos aprendem só intelectualmente e não vivencialmente”..
.Avaliação que vale a pena é aquela que acontece a longo prazo, que irá direcionar nossas escolhas – como aprendemos, como praticamos e como somos como pessoas. Algumas pessoas evoluem no seu aprendizado em uns campos mais do que em outros – esperam que o mundo mude para mudar junto ou depois, não têm atitude.
Aprendemos algo quando estamos motivados e estimulados.Poucas são as pessoas que conseguem fazer uma ponte contínua entre pensamento e ação, reflexão e prática.
Cabe agora, uma constatação, segundo Moran: “A educação tem focado mais os resultados na evolução intelectual e descuidado os resultados na evolução emocional, na motivação de vida, na postura ética, deixando-as como algo que cada um deve procurar pessoalmente. No entanto as duas podem caminhar juntas, sendo ensinadas, construídas e incentivadas”.
Questões para refletir:
Estamos ajudando a desenvolver a auto-estima do nosso aluno?
Salientamos suas melhores qualidades e possibilitamos que o mesmo tenha maior consciência delas?
Esse trabalho é efetivado na escola num processo aberto e coerente?
“VIVER PARA APRENDER E APRENDER A VIVER”
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