terça-feira, 15 de julho de 2008

CONTINUANDO O DESAFIO

ATIVIDADE 5 – CONTINUANDO O DESAFIO


TEMA: “A INDISCIPLINA E A ESCOLA ATUAL”
A afirmação mais certa para o futuro é que o mundo será implacável com aqueles sem escolaridade.
Investigando a escola atual um dos indícios mais evidentes da “crise da educação” é a polêmica da indisciplina e do baixo rendimento dos ditos “alunos-problema”, onde não sabemos diagnosticar sua extensão e suas razões exatas.

1. http://www.scielo.br - A indisciplina e a escola atual – Trata do baixo aproveitamento X indisciplina dos alunos-problema, suas causas e propostas pedagógicas para o trabalho escolar.
2. http://www.alb.com.br – Indisciplina: Releituras para livrar-se das armadilhas – A proposta deste estudo é discutir o tema e entender a maneira como tem sido interpretado em trabalhos de pesquisa em Educação.
3. http://www.fclar.unesp.br – Escola e Violência – Pesquisa realizada buscando entender os fenômenos (violência e indisciplina) no meio escolar e analisar as proposições apresentadas para sua prevenção e contenção.
4. htp://www.judors.com.br – O judô tem influência na formação atitudinal das crianças: valores e atitudes (disciplina, respeito, regras) incorporadas na sua personalidade e levados ao contexto escolar, contribuindo na sua formação motora, intelectual e sócio-afetiva.
5. http://www.inep.gov.br – Indisciplina Escolar – Indica vários periódicos sobre o assunto, contendo 32 registros.

3 comentários:

Unknown disse...

Ótimo tema para pesquisa, precisas determinar com quem estará desenvolvendo a atividade, poderias trabalhar com uma turma de magistério, ou ainda com os próprios professores da escola.
Pode contar com a nossa colaboração.

Anelise Marin Casagrande disse...

Mommy!!!
Parabéns pelo Blog!
Está lindo!
Te amo!
Beijos.
Sua filha.
Ane

Ana disse...

Olá Eliane. Este tema é muito importante e deve ser muito trabalhado não só nas escolas mas também em outros ambientes de trabalhos. A indisciplina não permite que as atividades sejam realizadas adequadamente.